Quem ousa trocar o conforto do ar condicionado por uma estação de metrô?? EU. E olha que não estou ganhando nada do governo, mas confesso: eu me amarro no metrô! Não vou dizer que é gostoso entrar num vagão às 6 horas da tarde de uma sexta-feira e ter aquela sensação de sardinha enlatada. Mas ainda assim eu prefiro o metrô ao caos da superfície. Muito simples: esperar em média 3 minutos pelo próximo trem, enquanto eu perderia 3 horas parada no trânsito, é para mim que nem caixinha de leite: Longa Vida! Ajuda a manter o nível de stress. Sem contar o bem estar por não contribuir ainda mais com o trânsito caótico e com a poluição exagerada característicos da cidade.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhVuck0mSwXD60GuDir7sbvWStzo2cDRUxAccKH6zQst-6NCkKadY1keXEi4vrw1mHQRA3aj4ZNF9AlKw8kwnGl9LFj46rIkkUzgJBQM4mlpeQtkskpCitp0WnYENX43ivA1Atbm3uyOX0/s320/jhkjhk.jpg)
Tenho sorte por morar perto do trabalho e ter fácil acesso ao metrô, o que considero até um privilégio de que, certamente, faço uso. Um bom livro a tiracolo, fones de ouvido ou 5 minutos de contemplação das obras de arte que temos em algumas estações me deixam mais feliz. É claro que estou sempre de passagem, mas o dia fica um pouco mais interessante com uma breve "ingestão" de arte. A propósito, conheci o trabalho dos gêmeos (http://www.osgemeos.com.br/) há anos numa estação, mesmo antes da expansão do grafite para as galerias de arte. Trata-se de um trabalho imaginativo e lúdico onde seres de corpos amarelos e olhos bem pequenos estão sempre ambientados em um mundo paralelo e surreal. Liberdade de expressão e uma sutil crítica social são percebidas em seus painéis. Suas imagens estão espalhadas por toda a cidade de São Paulo e também pelo mundo afora.
Valorizo muito a proposta de arte ao alcance de todos. Falta agora “apenas” o governo investir no ensino, para que a maioria das pessoas seja no mínimo capaz de conceber uma leitura das obras.
Vejam algumas das mostras expostas atualmente em algumas estações:
Vejam algumas das mostras expostas atualmente em algumas estações:
Exposição de Thais Stoklos, em homenagem às mulheres brasileiras. A mostra celebra a mulher, satirizando um dos seus maiores aspectos: a vaidade. As personagens são representadas com muito volume, cores e formas e é, no mínimo, divertido observar a exuberância e diversidade das Fulaninhas.
-Relicários de Frida Kahlo (Estação Sacomã/10 a 31 de Maio)
Cristina Bottallo utiliza técnicas variadas de colagem e pintura. Seu objetivo é expressar a devoção que nutre por Frida Kahlo, um dos maiores ícones do cenário artístico Mexicano. Encanta pela riqueza de detalhes e pelo resgate da valorização da artista.
Nas “galerias” subterrâneas existe arte com qualidade e acessível para todos, mais um bom motivo para me render ao uso do metrô.
______________________
Postado por Andressa Galvão.
Boa Andressa! Quando cheguei na França fiquei impressionada com o bom funcionamento do transporte publico, dos metrôs principalmente. que servem muito bem a cidade toda. Infelizmente SP ainda não é assim e muitos precisam dos carros e ônibus para circular. Mas depois de um tempo deixei o metrô de lado e as bicicletas publicas é que ganharam meu encanto. Hoje em dia, vou pra cima e pra baixo montada nelas!! Sobre as obras de arte, aqui tb tem em quase todas as estações, mas acho que sou uma das que precisam estudar mais para fazer as leituras que vc e Paulinha fazem, pra mim é quase tudo a mesma coisa: desenho de gente doida!rs
ResponderExcluirMirelle,tive a felicidade de estar em Paris no último Carnaval e de fato a agilidade e eficiência do transporte público da cidade é no mínimo surpreendente. Confesso que fiquei um pouco decepcionada em relação aos vagões e estações que não estão bem conservados. Mas o mais importante:Funcionam!O metrô abrange toda a cidade e torna a vida Parisiense ainda mais tranquila na superfície. Quanto à leitura das obras: parar e observar já é um grande manifesto de valorização.Obrigada pelo comentário e Au revoir!
ResponderExcluirAndressa.
Misturinha boa hein??? Paulinha e Andressinha, Minas e São Paulo, passado e presente...parabéns meninas!
ResponderExcluirAhhh, não poderia deixar de comentar que transporte público em SP, mesmo com ARTE ainda é um caos, planejamento urbano urgente gente!
Mas, poder "ver e ler" além dos rostos apressados da multidão que "vaga" nas estações de metrô é realmente muito bom, um privilégio...
bjos
Genteee eu tava louca para entrar e ler... ta ótimo!!! Fora o jeito q vcs escrevem né!!!
ResponderExcluirAdoro vcs xuxuzinhas!!!
sucesso!!!
bjs
Amiga!! Amei o blog e essa posragem é realmente a sua cara... quando vejo, ouço ou tenho qualquer percepção que me leva a Frida Kalo, imediatamente você já esta em meus pensamentos.
ResponderExcluirbeijos e saudades.
Gra e Sophia!!
Não é segredo para ninguém que tenho uma queda especial pelo metro de Sp, justamente pelos motivos elencados pela Andressa: o tempo ganho fugindo do transito caótico; a fuga da poluição da superfície; poder se concentrar em uma boa leitura na volta do trabalho para casa e ainda poder ingerir um pouquinho de arte....
ResponderExcluirO metro em SP é limpo, organizado comparado ao de NY que é uma verdadeira confusão, caótico até no subsolo, sujo, maltratado pelo tempo e pelos usuários, mas ágil, rápido e ouso dizer seguro... e ainda com um “tantinho” bom de arte. Encantei-me com as fotografias de Travis Ruse, um norte americano que passou meses captando luz e sombra com um talento especial no Metro de NY e tem uma exposição de suas belíssimas fotografias nos corredores do próprio Metro, em NY. (para quem interessar: www.travisruse.com)
Talvez o melhor de utilizar o Metro como meio de transporte venha a ser poder contemplar a arte pública.
Gra...
Andressa, eu também odeio os metrôs sujos e velhos de Paris, mas moro em Lyon e aqui eles são novinhos e até que bem conservados! Na proxima vez que der uma passadinha em Paris, considere esticar até o interior da França, aproveita e tras a Paulinha com vc pq to morrendo de saudade dela!!!
ResponderExcluirbisou
acho que eu sou a pessoa que mais anda de metrô no mundo inteiro, isso mesmo, não to exagerando não, ja até tenho um certo carinho pelo trem...rsrs!
ResponderExcluirvai ver por esso motivo, não reparo mto nas obras de arte que tem por lá.
Adorei o post e as dicas, vou prestar mais atençaõ.
bjos